Custom Search

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sumido

Ando meio sumido destas bandas. É que a vida anda meio corrida e também dei uma estacionada no emagrecimento. No total emagreci 20Kg só de mudar minha alimentação. Estou feliz com isso. Agora preciso de outras técnicas, como exercício físico por exemplo, para continuar meu emagrecimento.

Vegetarianismo vale a pena. A gente se sente bem melhor, fisicamente e psicologicamente. O chato é aturar os não vegetarianos. Eles falam que nós somos chatos, mas eles querem a todo momento impor que participemos novamente do seu modo de vida.  Parei de ficar tentando convencer as pessoas a se alimentar de forma mais saudável e consciente. Quer comer hamburguer, então coma! Quer tomar coca cola, foda-se! Seja feliz com seu modo de vida. Só me deixe em paz no meu modo de vida. Que saco ter que ficar se explicando a todo momento.

Sempre que eu tiver novidades e receitas colocarei aqui no blog. Não deixem de visitar!

Por enquanto vão 21 motivos para ser vegetariano:

21 motivos para ser vegetariano

http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2007/06/21-motivos.html 

21 Motivos Para Ser Vegetariano
O vegetarianismo é a tendência que mais cresce no mundo desenvolvido. Eis 21 motivos porque você deve pensar em se tornar vegetariano também:

1 - Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.

2 - A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!

3 - Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.

4 - A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.

5 - Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.

6 - "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.

7 - Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?

8 - Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

9 - Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

10 - Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

11 - É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.

12 - Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.

13 - Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.

14 - As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

15 - Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.

16 - As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .

17 - Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.

18 - Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?

19 - Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

20 - Animais com um ano de vida são frequentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.

21 - Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

(Texto extraído do livro "Food For Thought" - Dr. Vernon Coleman)

Fonte: www.vegetarianismo.com.br


P.S Não deixem de visitar meu site de delivery de orgânicos: http://www.clickorganicos.com.br



quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comida Saudável

Tenho observado que muitos vegetarianos e mesmo veganos definitivamente não seguem uma dieta saudável. Antes de me tornar veg eu imaginava que todos os vegetarianos eram mais saudáveis. Isso não é necessariamente verdade. Vejo muito vegano por aí comendo fast food vegana que é tão ruim em termos de saúde quanto a fast food do mc donalds.

Fui num evento vegano em São Paulo semana passada e na praça de alimentação me assustou a fila pra comer pizzas, cachorro quente  e tortas. O cheiro de fritura no ambiente era insuportável.

Definitivamente uma dieta baseada em farinhas refinadas e gordura hidrogenada não pode ser saudável. Por isso se vê muitos veganos gordos!  A cultura do fast food é muito forte e precisa ser combatida. Só com atitudes como a do Chef Jamie Oliver com a sua Revolução na comida é que iremos conseguir mudar este contexto.

Vejam o texto deste médico americano. É muito claro e muito bom.

http://www.drfuhrman.com/library/article5.aspx

"Not surprisingly, fruits and vegetables are the two nutritious foods with the highest correlation with longevity in humans. Not whole wheat bread, not bran, not even a vegetarian diet shows as powerful a correlation with decreased mortality as does a high level of fresh fruit and raw green salad consumption."


"Clearly, the chief health reason to choose a vegetarian diet is to consume high levels of fruit, green vegetables, and beans. A diet primarily comprised of nutritious foods, not processed food or animal products is the key both to better health, and healthy weight loss."


"A vegetarian whose diet is mainly refined grains, cold breakfast cereals, processed health food store products, vegetarian fast foods, white rice, and pasta will be worse off than a person who eats a little turkey, chicken, fish, or eggs but consumes large volumes of fruits, vegetables, and beans. That combination of little or no animal products with a higher consumption of fresh produce is the crucial factor that makes a vegetarian diet healthful."


Aqui o sumário do texto:

Summary
Both vegetarian and omnivorous and diets can be made healthful or harmful; nutritious food choices, wise supplementation and nutritional sophistication will make the difference in the type of diet you choose. Following a strict vegetarian diet is not as important as eating a diet rich in fruits and vegetables. Inclusion of high nutrient produce, including nuts, seeds, fruits, vegetables and beans are an essential part of every healthy diet.



Interessante vídeo do Duglas Graham também:


http://www.youtube.com/watch?v=w0sW_r-mDEo



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Experiência com Raw Food

Fiz uma experiência com a alimentação crudívora me baseando no Dr. Alberto Gonzalez e no Dr. Douglas Graham. Na verdade  mais para Graham, já que mantive as proporções de 80/10/10, só que usando as receitas do Dr. Alberto para o jantar e para o suco verde no desjejum.

Basicamente funciona assim. Deve-se consumir as calorias que se necessita principalmente das frutas durante o dia e os micronutrientes dos vegetais que uso nos sucos e na refeição noturna.

Em 3 semanas perdi 5kg!

O dia de refeições fica mais ou menos assim:

Desjejum: Suco Verde http://www.youtube.com/watch?v=BA3uFDP7zLo&feature=related

Lanche: 3 pocans + 2 goiabas

Almoço: 5 bananas + 1 vitamina de frutas (laranja, mamão, morango, banana)

Lanche: 2 maçãs

Lanche2: 1 smoothie de frutas ( ex: 3 caquis, 5 morangos, 1 folha de couve)

Jantar: Caldeirada de frutos do mato  http://www.youtube.com/watch?v=332NVQtsQmc&feature=related



Links:

http://www.doutoralberto.com/

http://www.docelimao.com.br/site/

http://www.oficinadasemente.com/

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/experimentos.html

http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/

http://foodnsport.com/

http://www.alimentacaointeligente.blogspot.com/

http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf


Receitas Crudivoras:

http://www.centrovegetariano.org/receitas/Cat-134-Receitas%2BCrud%25EDvoras.html

http://www.doutoralberto.com/p/videos.html



1 Mês de raw food
http://www.youtube.com/watch?v=vFpLZNFytWU&feature=related

sábado, 11 de junho de 2011

Dr Alberto Gonzalez

Hoje conheci pessoalmente o Dr. Alberto Gonzalez. Chegando ao Ceasa para comprar minhas frutas orgânicas no box da Luciana, encontrei-o conversando com a mesma. Não resisti e fui me apresentar. Ele realmente é uma pessoa do bem. Virei mais fã do que já era!

Sites do Dr. Alberto:

http://www.doutoralberto.com

http://www.oficinadasemente.com/


Box da Luciana no Ceagesp - Pavilhão HFM - Box 144
Terra Comércio de Frutas Ltda. Frutas Orgânicas
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 
Vila Leopoldina - SP
CEP 05314-000
Telefone: (11) 8480-8582
terrafrutasorganicas@terra.com.br
Atende todos os dias atacado e varejo de Terça a Sábado.





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Almoço de dia dos namorados - Moqueca de pupunha

Moqueca de palmito-pupunha com azeite de oliva

|  |
O tradicional sabor da moqueca baiana ganha uma versão vegetariana, tendo o palmito-pupunha como ingredientes principal. E mais: o azeite-de-dendê é misturado ao zeite de oliva espanhol deixando a preparação mais leve. Vale a pena expremitar!
Rendimento: 8 porções de 280 g
Tempo de preparo: 20 minutos (mais 1 hora de cozimento)

Ingredientes

  • 800 g de palmito-pupunha em rodelas
  • 3 cebolas médias em rodelas . 560 g
  • 6 tomates sem pele em rodelas
  • 1 pimentão verde médio rodelas . 310 g
  • 1 pimentão vermelho médio em rodelas . 280 g
  • 2 xícaras (chá) de coentro picado . 80 g
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
  • 1 colher (sopa) de alho amassado . 10 g
  • molho de tomates frescos . 520 g
  • 5 colheres (sopa) de leite de coco  . 75 g
  • 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê . 20 g
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem espanhol . 30 g
  • algas nori
  • Sal e pimenta-malagueta a gosto

Modo de Fazer
  1. Descasque as cebolas e corte em rodelas não muito finas. Reserve.
  2. Lave os pimentões, elimine os pedúnculos, e descarte as sementes e os filamentos internos (brancos). Corte em rodelas ão muito finas. Reserve.
  3. Lave o coentro, seque com toalha de papel, separe somente as folhas e pique-as finamente. Meça 2 xícaras das de chá e reserve.
  4. Em uma panela de barro coloque o azeite de oliva. Em seguida, monte camada alternadas de cebola, pimentão, algas nori, tomates e palmito-pupunha.
  5.  À parte misture, em uma tigela, o alho, o molho de tomate, o leite de coco, o azeite-de-dendê e a metade do coentro. Tempere com sal e despeje na panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 30 minutos ou até o pimentão e a pupunha ficarem macios, mas crocante.
  6.  Misture o azeite de oliva extravirgem e com a outra parte do coentro. Espalhe sobre a moqueca e por fim a pimenta. Tampe a frigideira e deixe mais por 5 minutos. Retire de fogo. Sirva com arroz branco e farofa de dendê.
Valor nutricional por porção315 kcalorias; 45 g de carboidratos; 7,5 g de proteínas; 15,5 g de gorduras totais (4,5 g de saturada, 8,5 g de monoinsaturada e 1,5 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 6 g de fibras; 12,5  mg de ferro; e 215 mg de cálcio

Pique o palmito-pupunha em rodelas de 1 cm de largura sobre uma tigela com água com suco de limão. Em seguida, coloque a pupunha em uma panela com água fervente e sal. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até ficar um pouco macia. Retire do fogo, escorra a água e reserve o palmito-pupunha e reserve.


Adaptado de (coloquei tomates frescos e algas para dar gosto de mar e a dica para cozinhar em panela de barro):



terça-feira, 7 de junho de 2011

Suco de Morango com coco

Essa vitamina/suco ficou fantastica.

1 copo de agua de coco
1 pedaço de coco
6 morangos
4 tâmaras reidratadas
2 colheres de grãos de aveia hidratados.


Bater tudo no liquidificador.

Fica excelente!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

sexta-feira, 27 de maio de 2011

As crianças não conseguem identificar vegetais simples

Food Revolution

Impressionante

Eu sempre ouvi que a comida norte americana é um lixo. Assisti recentemente o documentário super size me e uns programas do jamie oliver para a rede abc. É realmente impressionante. O oliver mostrou alguns legumes para crianças do primario. Nenhuma delas conseguiu identificar tomate, batata, berinjela, brocolis. Nada! O café da manhã das crianças é pizza e almoço é nugets. Chega a ser triste.

Eu penso que os alimentos industrializados e processados deveriam ter rótulos semelhantes aos dos cigarros, alertando que aquilo pode causar obesidade, doenças coronárias e redução da espectativa de vida.

Lanchonetes como o mc donalds deveriam ser taxadas para o financiamento da saúde publica.

Sejamos naturalistas! Decretemos o fim dos alimentos processados em nossa casa. Nos alimentemos principalmente de vegetais orgânicos. Não precisamos de industria alimenticia!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Comparativo do meu emagrecimento com o Alexandre que fez a cirurgia do estômago

Sempre fui contra a cirurgia do estômago. Acho uma mutilação e uma violência que só deve ser feita como último recurso e não como tem sido feito ultimamente.

Logicamente quem faz uma cirurgia dessas perde peso muito rapidamente, porém a vida da pessoa muda radicalmente. Esqueça qualquer mínima fuga, como por exemplo tomar uma cerva com os amigos.

Mas vamos ver se vale a pena:

Eu em aproximadamente 4 meses sumi com 20Kg sem muito sofrimento. O Alexandre em 80 dias perdeu 27Kg

A minha evolução:


01/02 - 150kg
14/02 - 145kg - 14dias - 5kg
22/02 - 139kg - 22dias - 11kg
18/04 - 135kg - 78dias - 15kg
24/05 - 130kg - 114dias - 20kg

objetivo: - 02/08 - 180 dias - 120kg
objetivo - 01/12 - 300 dias - 100kg

Cheguem a suas conclusões sozinhos. Na minha opinião a cirurgia não vale a pena!

sábado, 21 de maio de 2011

Dr. Eric Slywitch - Especializado em dietas vegetarianas esclare dúvidas relacionadas ao não consumo de carne.





http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1501477-7823-NUTROLOGO+ESCLARECE+MITOS+RELACIONADOS+A+CARNE+E+ENSINA+A+MANTER+UMA+ALIMENTACAO+SAUDAVEL,00.html

Queijo Coalho com Melaço de romã




Ingredientes:
6 pedaços de quejo coalho
Folhas de manjericão (à gosto)
Melaço de romã (vendido em lojas de produtos árabes)

Modo de preparo:

Corte o queijo em retângulos de 8cm x 3cm e coloque nos espetinhos,
Depois grelhe o queijo na chapa ou na frigideria até ficar tostadinho,
Na hora de servir regue o queijo com melaço de romã



http://gnt.globo.com/Gourmet/Receitas/Queijo-coalho-com-melaco-de-roma--Anote-receita-simples-e-facil-de-fazer.shtml

Chocolate de Abacate

Quem não gosta de chocolate não é?

Vejam esta receita do Dr. Alberto Gonzalez no vídeo abaixo (a partir de 1m 14s)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Torta 100% Integral de Liquidificador | Entre Panelas

Torta 100% Integral de Liquidificador | Entre Panelas

Esta torta é muito boa!

Fiz umas alterações para ela se tornar lacto vegetariana, susbtituindo o ovo por linhaça.


Ingredientes:
Massa:
  • 4 colheres de sopa de linhaça deixadas de molho por 1 hora
  • 3/4 xícara de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de missô
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
Recheio (sugestão):
  • Espinafre
  • 3/4 xícara de Ricota
  • 1 dente de alho
  • azeite de oliva
  • sal, orégano e pimenta do reino a gosto
  • 07 tomates cereja
Modo de fazer:
Massa:
  • Bater tudo no liqüidificador, sendo primeiro os líquidos:
    • Bata a linhaça, o óleo e o leite. Adicione a farinha e o sal e bata até ficar homogêneo. Acrescente o fermento em pó e bata ligeiramente
Recheio:
  • Refogue 01 dente de alho picado no azeite de oliva e acrescente o espinafre. Refogue até que esteja cozido. Escorra a água do cozimento e pique o espinafre.
  • Num prato mistute a ricota com sal, orégano e pimenta do reino a gosto.
  • Misture a ricota com o espinafre.
  • Divida os tomates cereja ao meio.
Montagem:
  • Unte uma forma ou pirex com manteiga e farinha integral e coloque toda a massa. Espalhe a mistura de ricota e espinafre e por cima as metades do tomate cereja. (A receita original sugere colocar metade da massa, o recheio e então cobrir com o restante da massa).
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus C e asse por 45 a 50 minutos.

Bolo Integral de banana

Ingredientes:

8 bananas nanicas maduras ( 4 para a massa e 4 para a cobertura )
2 ovos
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xíc. de óleo
1 colh. (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela
1 xíc. (chá) de açúcar


Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador.

Cobrir com bananas fatiadas na trasnversal e salpicar com canela.

Assar por 40 minutos em forma redonda untada com manteiga e farinha a 220ºC

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dieta Vegetariana x Dieta Mediterrânea

Observando-se as pirâmides alimentares das duas dietas nota-se que a dieta vegetariana equilibrada é uma dieta mediterrânea sem carnes animais, o que mesmo na dieta mediterrânea está no topo da pirâmide com consumo semanal ou mensal. O vegetariano obtendo as proteínas dos vegetais tem ainda a vantagem de não consumir o colesterol que só existe na carne. A grande vantagem do consumo de peixes seria o aporte de omega 3 e 6, porém os vegetarianos obtém dos azeites de oliva e de linhaça. Conclusão: Uma dieta vegetariana equilibrada é uma dieta mediterrânea melhorada.




Pirâmide Mediterrânea




Pirâmide Vegetariana

domingo, 24 de abril de 2011

Spaguetti ao Pesto

Nada como um bom espaguete integral ao molho pesto!

Receita do molho:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

15 kg a menos

Hoje completei 15 kg a menos sendo 9 kg só de gordura. Viva o vegetarianismo!

terça-feira, 5 de abril de 2011

2 Meses de Vegetarianismo

2 meses sem nenhum tipo de carne na dieta!!!!  To limpo! :)

Muito a comemorar. Nesses 2 meses emagreci 13Kg, diminuí o remédio de pressão de 100mg por dia para 25mg por dia e estou muito mais disposto!

Alguns Números:

Massa em 04/02/11 - 150Kg ou mais ( A balança só vai até 150Kg e tava dando tilt) :)
Massa em 04/04/11 - 137Kg e baixando...

Cintura em 04/02 - 128cm
Cintura em 04/04 - 119cm

Relação Cintura/Quadril em 04/02 - 0,99
Relação Cintura/Quadril em 04/04 - 0,94


IMC em 04/02 - 41,55
IMC em 04/04 - 37,95

% Gordura em 04/02 - 26,4
% Gordura em 04/04 - 23,0

Tenho muito a melhorar ainda, mas agora sei que estou no caminho certo!!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Queijo Paneer

Ingredientes:

1 litro de leite
Suco de 1 limão

Coloque o leite para ferver e assim que levantar a fervura desligue o fogo. Imediatamente coloque o suco de limão e deixe talhar. Mexa suavemente.
Despeje tudo em pano e esprema para sair o líquido. Deixe escorrer por alguns minutos. Se quiser o queijo bem firme deixe escorrendo o líquido por mais tempo.
Se desejar, adicione sal e conserve na geladeira (máximo 3 dias).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Iogurte 0% gordura e colesterol com 59 calorias

Bom!


Position of the American Dietetic Association

It is the position of the American Dietetic
Association that appropriately
planned vegetarian diets, including
total vegetarian or vegan diets, are
healthful, nutritionally adequate, and
may provide health benefits in the
prevention and treatment of certain
diseases. Well-planned vegetarian diets
are appropriate for individuals
during all stages of the life cycle, including
pregnancy, lactation, infancy,
childhood, and adolescence, and for
athletes. A vegetarian diet is defined
as one that does not include meat (including
fowl) or seafood, or products
containing those foods. This article
reviews the current data related to
key nutrients for vegetarians including
protein, n-3 fatty acids, iron, zinc,
iodine, calcium, and vitamins D and
B-12. A vegetarian diet can meet current
recommendations for all of these
nutrients. In some cases, supplements
or fortified foods can provide useful
amounts of important nutrients. An evidence-
based review showed that vegetarian
diets can be nutritionally adequate
in pregnancy and result in
positive maternal and infant health
outcomes. The results of an evidencebased
review showed that a vegetarian
diet is associated with a lower risk
of death from ischemic heart disease.
Vegetarians also appear to have lower
low-density lipoprotein cholesterol levels,
lower blood pressure, and lower
rates of hypertension and type 2 diabetes
than nonvegetarians. Furthermore,
vegetarians tend to have a lower body
mass index and lower overall cancer
rates. Features of a vegetarian diet
that may reduce risk of chronic disease
include lower intakes of saturated fat
and cholesterol and higher intakes of
fruits, vegetables, whole grains, nuts,
soy products, fiber, and phytochemicals.
The variability of dietary practices
among vegetarians makes individual
assessment of dietary adequacy essential.
In addition to assessing dietary adequacy,
food and nutrition professionals
can also play key roles in educating
vegetarians about sources of specific
nutrients, food purchase and preparation,
and dietary modifications to meet
their needs.

J Am Diet Assoc. 2009;109:
1266-1282.

sábado, 26 de março de 2011

Hamburguer de grão de bico

Depois que comi o hamburguer de grão e bico do vegethus realmente vi que não se precisa de carne pra nada. Pesquisei e fiz a receita do site http://cardamomoginger.blogspot.com/2010/10/hamburguer-de-grao-de-bico-vegan.html . Nota 10! O meu eu fiz assado e ficou muito bom!

Ingredientes:

* 2 xícaras de grão de bico
* 1/2 xícara de glutadela (opcional) ralada ou cortadas em cubos bem pequenos
* 3 colheres de sopa de tahine
* 2 colheres de sopa de salsinha
* sal e pimenta síria a gosto

Preparo:

Lave o grão de bico, coloque em uma vasilha com 1,5 litros de água, e deixe de um dia para o outro.
Após isso, escorra a água e coloque os grãos em um processador (eu costumo colocar no liquidificador aos poucos). Junte todos os temperos menos a glutadela, bata até criar uma massa homogênea, e acrescente a glutadela. Modele os hambúrgueres e frite até dourar os lados.

Sugestão: Lanche com pão de hambúrguer (vegan), alface, tomate e maionese vegan. Ou mesmo como acompanhamento em refeições.

quarta-feira, 16 de março de 2011

pizza de frigideira

Pizza saudável.

Massa integral, muzzarela de bufala ou queijo cottage,  tomate seco e rúcula. Em 5 minutos um lanche saudável e apetitoso.


sábado, 12 de março de 2011

Leite de Soja

Que tal um leite de soja que você saiba como foi preparado? Sem conservantes ou aditivos químicos, Simples. Basta fazer seu próprio leite de soja. :)

Ingredientes:

1 xicara de soja sem casca orgânica. Usei da marca jasmine.
600 ml de água
açucar demerara ou adoçante para culinária.

Modo de fazer:

Deixar a soja de molho de um dia para o outro em água.
Ferver 1 litro de água e colocar a soja dentro. Deixar ferventar por 5 minutos. Coar e lavar a soja. Isso é para não ficar com gosto amargo.
Bater 600ml de água filtrada com a soja por um minuto. Isso depende da potência do liquidificador.

Colocar para ferver com 3 colheres de açucar ou adoçante culinário e deixar esfriar.

Bater novamente e coar em um coador de voal.

Pronto. Temos aí dois produtos. O leite de soja e a fibra da soja que pode ser usada em pães por exemplo.

Coalhada Seca

Receita muito fácil de fazer e fica muito gostosa.

Ingredientes:

1 L de leite integral ( Leite A da fazenda )
1 copo de yogurte natural integral.

Modo de fazer:

Ferva o Leite e deixe esfriar até os 45 graus (O ponto onde coloca-se o dedo e pode-se contar 10 segundos sem se queimar).
Adicionar o yogurte e mexer bem.

Tampar e abafar. Deixar assim de um dia pro outro. Neste ponto já temos a coalhada fresca.

Coloca-se a coalhada num coador de voal de trama bem fina e deixamos na geladeira em uma vasilha por 24 horas (para sair o soro) . Neste ponto temos a coalhada seca.

Pode-se temperar a coalhada com um pouco de sal e azeite de oliva extra virgem e comer com torradinha integral ou pão sírio. Nota 10!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Moyashi com Carne de Soja (PTS)

Ingredientes:

1/2 pacote de moyashi
1 xic de PTS graúda
3 dentes de Alho
1 Cebola
Salsa
Salsão
alho poró
shoyu
1 colher de sopa óleo de canola
1 colher de sopa oléo de gergelim
1 colher de sopa de missô
gersal a gosto


Preparo:

Escaldar o moyashi em água quente e deixar a PTS de molho em 3 xic de água com shoyo por uns 20 minutos.

Fritar o alho e a cebola no óleo de canola.. Adicionar os vegetais (salsa, salsão e alho poró) e refogar.Adicionar  a PTS e o missô e mexer até dissolver o missô. Colocar o moyashi , o óleo de gergelim e o gersal. Mexer e tampar para refogar em fogo baixo por uns 15 minutos.

Brotos de vegetais e legumes são mais nutritivos que folhas maduras

Brotos de vegetais e legumes são mais nutritivos que folhas maduras
Folhas que não concluíram o processo de crescimento têm maior quantidade de vitaminas
Ingerir salada nem sempre é garantia que se faz uma alimentação saudável. Quanto mais velhas foram as folhas, menos nutritivas elas são. Uma verdura para ser nutritiva precisa ser nova e tenra.

As folhas que ainda não concluíram seu processo de crescimento são as que têm maior quantidade de vitaminas, minerais e carotenóides, substâncias que ajudam as plantas a transformar luz em energia. Os carotenos ajudam a manter a saúde dos olhos.

Tão nutritivas quanto as verduras frescas estão os brotos. Eles são alimentos altamente nutritivos e podem ser usados em saladas, sucos e recheios de sanduíches. São ricos em vitaminas (C, B1, B2, B3) minerais (ferro e zinco), carobidratos, fibras e proteínas. Sua alta concentração de clorofila ajuda a eliminar as toxinas do sangue, fortalecendo o sistema imunológico.

Por serem colhidos prematuramente para consumo, não necessitam de agrotóxicos. Além das vitaminas, os brotos também possuem grande quantidade de substâncias bioflavonóides que atuam como anticancerígenos nas células.

http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=percapeso&url_id=3929

quarta-feira, 9 de março de 2011

Carne pode ser a vilã das dietas?

Carne pode ser a vilã das dietas?
Um estudo europeu garante que ela está ligada ao ganho de peso
A carne é colocada em uma nova polêmica. Desta vez, um estudo do Imperial College de Londres, na Inglaterra, garante que seu consumo está ligado ao ganho de peso, mesmo em quem ingere poucas quantidades do alimento.

A descoberta joga por terra as dietas que se utilizam apenas de proteínas, principalmente das carnes, para o emagrecimento. A pesquisa analisou participantes de 10 países europeus que foram medidos do início da pesquisa até cinco anos depois. O que se descobriu foi que o ganho de peso está associado com o consumo da carne em homens e mulheres.

A explicação para esse fenômeno não é clara, mas os pesquisadores desconfiam que por ser um alimento que proporcione muita energia, a carne altera o modo como o corpo regula o controle do apetite. Diante desta descoberta, os pesquisadores ingleses afirmam que não há nada como  ter um cardápio eclético , incluir na alimentação grãos, cereais integrais, frutas e vegetais.

quinta-feira, 3 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Pão de berinjela

Massa:

1 xicara de água
3 xicaras de farinha de trigo integral
gersal a gosto
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de fermento biológico seco

Misturar os ingredientes e sovar a massa. deixar crescer por 1 hora.

Recheio:


1 cebola picada
1 berinjela cortada em tiras
1 xic de uvas passas
gersal a gosto
azeite de oliva
4 col sopa de pasta de tofu com alho

Refogar a cebola no azeite e colocar os outros ingredientes. refogar bem. depois deixar esfriar



Preparo:

Abrir a massa e colocar o recheio , enrolar como rocambole.

Assar em forno pré aquecido por 30 minutos.

Alimentação Balanceada

Uma alimentação para ser balanceada deve conter alimentos de todos os grupos para que se supra todas as necessidades.

Quais são os grupos?

Proteínas + Energéticos + Reguladores

As proteínas vegetais são obtidas dos cogumelos , das leguminosas (ex: feijão) e das oleaginosas (ex: castanha).

Os energéticos são os carboidratos e as gorduras.

Os carboidratos são os cereais (ex: arroz) , as raízes (ex: mandioca, batata)  e as massas e pães.
As gorduras são obtidas através dos óleos (canola, oliva) e das sementes oleaginosas.

E por fim os reguladores, que são as frutas, os legumes e as folhas. Essas são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras.

. Legumes como abobrinha, chuchu, beterraba, cenoura e beterraba são chamados alimentos reguladores, por fornecerem fibras, vitaminas e sais minerais.


Como exemplo podemos citar uma vitamina de frutas bem balanceada.

leite de soja - (leguminosa) - proteína
aveia - cereal
1 fruta - regulador
semente de girassol e amêndoa - gordura e proteína
1 cenoura - (raiz) - Regulador e carboidrato (10%)


Lembremos sempre que a combinação entre cereais + leguminosas nos fornece proteína de alto valor biológico, ou seja recebemos todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles que não fabricamos.

Exemplo de substituições:

Cereais: Arroz: trigo, aveia, milho, centeio, pães, massas, cevada

Raizes e Tubérculos: batata, mandioca, beterraba, mandioquinha, abóbora, cará, inhame.

Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, tremoço

Fonte: Monica Costa - Minha Nutricionista

P.S : cerveja com tremoço === Proteína de alto valor biológico. hehehe

Lanche rápido

Para aqueles momentos de transito ou no intervalo das aulas.


Arroz com Feijão: A Combinação Perfeita!


Arroz com Feijão: A Combinação Perfeita!

Benefícios do Arroz
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Rico em amido (contribui com a absorção de proteínas e fornece energia)
  • Fácil digestão
  • Raramente provoca alergias
Benefícios do Feijão
  • Rico em proteínas vegetais
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Rico em ferro, potássio, zinco, entre outros minerais essenciais
  • Rico em fibras
Além dos benefícios demonstrados em separado, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). Tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre no aminoácido lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não possui o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz. Por este motivo, a mescla proteica, resultante de um prato de arroz e feijão, apresenta um valor biológico equivalente ao da proteína da carne.
Para complementar:
Aminoácidos essenciais (o organismo não produz, necessário ser ingerido pela alimentação): Leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina, fenilalanina, treonina e lisina (a histidina é um aminoácido essencial na infância).
Aminoácidos não-essenciais (o próprio organismo produz): Alanina, arginina, ácido aspártico, asparagina, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, prolina, serina e tirosina.

Fonte: