O tradicional sabor da moqueca baiana ganha uma versão vegetariana, tendo o palmito-pupunha como ingredientes principal. E mais: o azeite-de-dendê é misturado ao zeite de oliva espanhol deixando a preparação mais leve. Vale a pena expremitar!
Rendimento: 8 porções de 280 g
Tempo de preparo: 20 minutos (mais 1 hora de cozimento) Ingredientes- 800 g de palmito-pupunha em rodelas
- 3 cebolas médias em rodelas . 560 g
- 6 tomates sem pele em rodelas
- 1 pimentão verde médio rodelas . 310 g
- 1 pimentão vermelho médio em rodelas . 280 g
- 2 xícaras (chá) de coentro picado . 80 g
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
- 1 colher (sopa) de alho amassado . 10 g
- molho de tomates frescos . 520 g
- 5 colheres (sopa) de leite de coco . 75 g
- 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê . 20 g
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem espanhol . 30 g
- algas nori
- Sal e pimenta-malagueta a gosto
Modo de Fazer- Descasque as cebolas e corte em rodelas não muito finas. Reserve.
- Lave os pimentões, elimine os pedúnculos, e descarte as sementes e os filamentos internos (brancos). Corte em rodelas ão muito finas. Reserve.
- Lave o coentro, seque com toalha de papel, separe somente as folhas e pique-as finamente. Meça 2 xícaras das de chá e reserve.
- Em uma panela de barro coloque o azeite de oliva. Em seguida, monte camada alternadas de cebola, pimentão, algas nori, tomates e palmito-pupunha.
- À parte misture, em uma tigela, o alho, o molho de tomate, o leite de coco, o azeite-de-dendê e a metade do coentro. Tempere com sal e despeje na panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 30 minutos ou até o pimentão e a pupunha ficarem macios, mas crocante.
- Misture o azeite de oliva extravirgem e com a outra parte do coentro. Espalhe sobre a moqueca e por fim a pimenta. Tampe a frigideira e deixe mais por 5 minutos. Retire de fogo. Sirva com arroz branco e farofa de dendê.
Valor nutricional por porção315 kcalorias; 45 g de carboidratos; 7,5 g de proteínas; 15,5 g de gorduras totais (4,5 g de saturada, 8,5 g de monoinsaturada e 1,5 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 6 g de fibras; 12,5 mg de ferro; e 215 mg de cálcio Pique o palmito-pupunha em rodelas de 1 cm de largura sobre uma tigela com água com suco de limão. Em seguida, coloque a pupunha em uma panela com água fervente e sal. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até ficar um pouco macia. Retire do fogo, escorra a água e reserve o palmito-pupunha e reserve.
Adaptado de (coloquei tomates frescos e algas para dar gosto de mar e a dica para cozinhar em panela de barro):
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário